Piloto de VANT precisa obter CMA? (Obtenção de CCF)

 Tripulante,

efetive seu exame de saúde pericial com médicos ou clínicas credenciados pela ANAC. Seu exame vai certificar a aptidão física e mental, e é relativo ao exercício de cada função. Segundo a ANAC, “A certificação médica busca limitar o risco à segurança do voo decorrente de problemas de saúde, tendo validade específica de acordo com a classe, função, idade e outras possíveis condições médicas”. 



O interessado será classificado entre 4 grupos, de acordo com a licença e habilitação associadas à sua operação. Os Médicos credenciados podem realizar exames de saúde periciais de 2ª, 4ª e 5ª classes e as Clínicas credenciadas podem realizar exames de todas as classes.


CMA de 1ª classe: piloto de linha aérea, piloto comercial e piloto privado com habilitação IFR;

CMA de 2ª classe: piloto privado, comissário de voo, operador de equipamentos especiais, mecânico de voo e piloto de balão livre;

CMA de 4ª classe: piloto de aeronave leve e piloto de planador; e

CMA de 5ª classe: piloto remoto de VANT.


O CMA equivale ao Certificado de Capacidade Física (CCF) para efeito de cumprimento das normas constantes dos arts. 159 a 164 e 302 da Lei nº 7.565/86 (Código Brasileiro de Aeronáutica), e do art. 72 da Lei nº 13.475/17 (Lei do Aeronauta). (ANAC, 2021)


Somos o Brasil! Somos todos forte!!!

Abravoo: Unindo Esforços!

Joselito Paulo


Fontes de Consulta:

(1) CMA – Certificado Médico Aeronáutico

(2) CCF – Certificado de Capacidade Física

Comentários